Você sabia que nem todo bebê engatinha sobre quatro apoios e para frente? Por mais que essa seja a maneira mais aceita e difundida como normal, existem vários jeitos de engatinhar e nenhum deles é considerado errado. Há crianças que se apoiam mais sobre os membros da frente e se deslocam como se estivessem sentadas, enquanto outras puxam o corpo apenas com um dos lados e até engatinham para trás.
De acordo com o ortopedista pediátrico Claudio Santilli, professor adjunto da Santa Casa de São Paulo, não é preciso interferir nesse processo, que acontece de maneira muito particular para cada um. "Isso é como a posição de dormir. Você até pode colocar a criança de bruços ou de lado, mas, depois que ela entra na fase do automatismo, assume a posição mais confortável para ela. É uma questão de independência e segurança", argumenta o especialista.
Cada bebê encontra a sua maneira e o seu ritmo de se locomover até um local ou um objeto e os pais não precisam se preocupar com isso, até porque essa é uma fase transitória do desenvolvimento. "Alguns bebês nem engatinham, porque logo encontram estabilidade para ficar de pé. Já outros demoram mais para andar porque se deslocam bem engatinhando. Tudo acontece de modo natural e automático, de acordo com a necessidade de cada criança. Não é necessário obrigá-la a entrar no que é considerado padrão", conclui.
http://revistacrescer.globo.com/Seu-bebe-nao-para/noticia/2015/05/diferentes-modos-de-engatinhar.html
Que interessante os vários modos que as crianças engatinham, conforme se sentem mais seguras e confortáveis. Gostei da informação!
ResponderExcluir